A bronquiolite é a infeção pulmonar mais frequente em bebés com menos de 1 ano e a principal causa de hospitalização nesta faixa etária. Os sintomas variam de leves (como rinorreia e tosse) a graves (como desconforto e insuficiência respiratória).
O que causa a Bronquiolite? O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é o principal responsável, mas outros vírus, como Rinovírus e Influenza, também podem desencadear a doença.
Impacto da COVID-19: A pandemia alterou a dinâmica da bronquiolite. Com a suspensão das medidas de higiene e proteção, houve um ressurgimento do VSR, alterando a sazonalidade típica da bronquiolite, que costumava ocorrer durante o inverno, aparecendo casos em outras épocas do ano, como o verão.
Diagnóstico e Sintomas: O diagnóstico é feito com base na história clínica e exame físico, observando sintomas como: rinorreia, tosse, expetoração chiado (pieira ou “gatinhos), respiração rápida e aumento do esforço respiratório (ex. dilatação nasal, gemidos e “covinhas” no peito e no pescoço). Os sintomas costumam piorar nos primeiros 3-5 dias e melhoram entre 1 a 2 semanas (embora a tosse possa persistir até às 3-4 semanas).
Dicas para Pais e Cuidadores:
- Prevenção: Amamentação (pelo menos até 6 meses), higiene das mãos, uso de máscara facial (em caso de doença) e evitar contacto com pessoas doentes.
- Fatores de Risco: Bebês prematuros ou com menos de 3 meses e aqueles com outras condições médicas associadas, têm maior risco de desenvolver doença grave.
- Sinais de alerta: Procure um profissional de saúde assim que notar sinais de gravidade como: esforço respiratório, dificuldades na alimentação e no sono e pouca responsividade.
Educação é fundamental! Profissionais de saúde devem educar as famílias sobre prevenção, diagnóstico e gestão dos sintomas com base em evidências científicas. A maioria dos casos pode ser gerida em casa com o acompanhamento de profissionais de saúde e cuidadores bem informados. PMID: 367654418
No próximo vídeo vou falar sobre quais as medidas recomendadas no tratamento / gestão da bronquiolite. Não percas!
Rúben Alexandrino, Fisioterapeuta
N° Cédula: 666
ERS: 165466
#SaúdeInfantil #Bronquiolite #VSR #CuidadosComBebês #Prevenção #SaúdeRespiratória